O Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro) será pago a transportadores autônomos de carga para compensar os efeitos do aumento no preço dos combustíveis. Os beneficiários são os transportadores autônomos de cargas cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até 31 de maio de 2022. Esses profissionais deverão estar com a CNH e o CPF válidos e não precisarão apresentar comprovantes de compra de óleo diesel para ter direito.

Qual é o valor desse benefício?
Serão 6 parcelas de R$1.000,00 até dezembro. É importante ressaltar que o pagamento mensal do benefício no valor de R$ 1 mil será feito independentemente do número de veículos que o profissional possuir.

As primeiras duas parcelas serão disponibilizadas na mesma data, 09/08.

Calendário de pagamento:

Parcela Data de pagamento
1ª parcela 9 de agosto
2ª parcela 9 de agosto
3ª parcela 24 de setembro
4ª parcela 22 de outubro
5ª parcela 26 de novembro
6ª parcela 17 de dezembro

 

O que é preciso fazer para recebê-lo?

Não será necessária nenhuma ação por parte dos caminhoneiros. Antes de liberar os recursos, o Ministério do Trabalho analisa os dados dos trabalhadores e verifica quais profissionais têm direito ao benefício.

MEI Caminhoneiro está incluído?

Sim. Esta categoria está apta a receber o benefício, desde que esteja registrado no RNTRC até 31 de maio de 2022.

Como será feito o pagamento?

Ainda não há previsão de como os valores serão repassados aos trabalhadores. Uma portaria ainda será publicada para regulamentar os detalhes do pagamento do benefício.