No Brasil ainda não existem vacinas aprovadas para crianças com menos de 5 anos de idade. Por isso, alguns cuidados precisam ser tomados para protege-las deste vírus e evitar a circulação da doença, principalmente num momento de liberação das restrições e do uso de máscaras.

Segundo especialistas a solução está adotar algumas estratégias, como manter a vacinação do resto da família atualizada, incentivar o uso de máscaras adequadas à infância em lugares fechados, discutir algumas mudanças nos horários da entrada e do recreio nas escolas, garantir a circulação de ar nas salas de aula e não levar a criança com sintomas de infecção respiratória (como gripe, Covid ou resfriado) para locais de convívio com outras pessoas.

Vale ressaltar que há a possibilidade de que a CoronaVac fique disponível para crianças brasileiras de 3 a 5 anos nas próximas semanas. O Butantan fez um pedido para a liberação da vacina na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o processo de análise está em andamento. Ainda não há uma previsão de data para a liberação, mas os técnicos da Anvisa estão trabalhando nesse processo. Até lá o importante é focar na proteção e prevenção.