Passar em um concurso exige muitas horas de estudo e preparo. É muito importante ter foco, energia e disposição para encarar essa rotina exaustiva. Dessa forma, muitos recorrem a estimulantes como café, guaraná ou até mesmo energéticos para driblar a preguiça, mas os seus efeitos são temporários e podem trazer uma sensação de cansaço ainda maior depois do seu uso. É o chamado efeito rebote.

Uma alimentação balanceada pode trazer a energia na dose certa para estudar e encarar esse dia a dia pesado. Aqui vão alguns alimentos indispensáveis para quem quer mais foco e concentração:

Açaí:

Fonte de gorduras boas, proteínas, vitaminas C, B1, B2, ferro e antioxidantes, o açaí também é rico em carboidratos, o que ajuda a aumentar a energia e afasta o cansaço. O ideal é consumir um copo ou uma tigela por dia.

Água:

O cansaço muitas vezes é um dos efeitos da desidratação. Por isso, é muito importante beber bastante água antes de começar a estudar e manter-se hidratado, para evitar aquela vontade de dar uma cochilada no meio da tarde, por exemplo.

Água de coco:

Rica em minerais, ajuda o organismo a recuperar seus nutrientes. É considerada um isotônico natural repondo a energia e ajudando na hidratação.

Aveia:

É fonte de vitaminas do complexo B e é capaz de liberar energia aos poucos para o organismo. Por ser um alimento prático, o cereal pode ser misturado a vitaminas e frutas, como banana e mamão, ou ingerido em forma de mingau.

Banana:

Rica em potássio e fonte de triptofano, a banana é capaz de dar um gás na sua energia, logo depois de consumi-la.

Chocolate amargo:

Além de liberar endorfina, capaz de melhorar até o humor, o chocolate tem muitas propriedades que ajudam a dar energia, entre elas, a famosa cafeína. Um estudo recente comprovou que, logo após a ingestão de cacau, há melhoras significativas na memória, atenção, retenção de dados visuais e, ainda, na rapidez do pensamento.

Oleaginosas:

Nozes, castanhas e amêndoas, entre outras oleaginosas, são fontes de minerais como cálcio, selênio, potássio e magnésio, que ajudam a diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia, e vitamina E, que previne o declínio da nossa capacidade cognitiva.

Da próxima vez que for estudar lembre-se dessas dicas e garanta uma rotina de muita energia, foco e disposição.