A velocidade de transmissão da variante Ômicron reacendeu o debate sobre a importância da testagem para o controle da Pandemia de Covid-19. É por meio da testagem que é possível identificar quem está transmitindo o vírus (mesmo pessoas assintomáticas) e estabelecer seu isolamento.

Além disso, quanto maior for a parcela da população testada, menor serão os casos de subnotificação e mais fácil será de entender a prevalência da doença em cada região para que decisões individuais e em saúde pública sejam mais assertivas.

Nesse sentido, um dos testes mais eficazes é o antígeno. Esse exame tem resultado rápido e detecta o vírus durante a sua fase de transmissão, ajudando a isolar a pessoa infectada apenas no período correto, o que auxilia a retomada da economia, por exemplo. Campanhas estaduais e municipais de testagem em massa tem sido realizadas, mas ainda não em número suficiente para atender grande parte da população.

Por isso, muitos recorrem a exames particulares que podem ser feitos em farmácias, laboratórios e drive-thrus, como o do Laboratório Contraprova. O importante é testar!