Para muitos Janeiro, o primeiro mês do ano, é um mês de recomeços e de novas perspectivas. Esse foi, portanto, um dos motivos para escolher esse mês para dar luz a um tema de extrema importância: Saúde Mental.

Em sua 9ª edição, a Campanha Janeiro Branco 2022, tem como lema “O mundo pede saúde mental” e busca estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais.

Mas, afinal de contas, o que é saúde mental?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz dar uma contribuição para sua comunidade.”

Muitas pessoas associam a saúde mental com doenças mentais, mas o conceito é muito mais abrangente. Pessoas mentalmente saudáveis são aquelas que lidam com suas emoções e frustrações de maneira equilibrada e que procuram ajuda quando entendem que não são capazes de lidar com questões importantes nos diferentes ciclos da vida. A saúde mental de uma pessoa está relacionada, portanto, à forma como ela reage às exigências da vida.

Por isso, é tão importante trazer esse assunto à tona. É questionando, debatendo e falando sobre esse tema, que ações e medidas a esse respeito passam a ser tomadas, políticas públicas passam a ser implementadas e que tabus e paradigmas passam a ser quebrados. Quem cuida da mente cuida da vida.

Para mais informações acesse: www.janeirobranco.com.br