Ter uma carreira estável e bem remunerada é o desejo de muitas pessoas. Por isso, um caminho que muitos escolhem, é fazer um concurso público. Mas, como é a melhor forma de se preparar para a hora da prova? Aqui buscamos orientá-lo com algumas dicas bem simples.

1. Tenha um objetivo e motivação:

É preciso ter sempre em mente qual é o propósito por trás do seu desejo de ter uma carreira no funcionalismo público. É isso que vai te motivar a seguir em frente todos os dias.

2. Estabeleça metas de longo, médio e curto prazo:

O estudo é parte fundamental da preparação para um concurso. Desse modo, é muito importante estabelecer metas que sejam realistas e específicas para que você se mantenha motivado. Tenha em mente a sua grande meta de longo prazo, mas estabeleça metas de médio e curto prazo, como por exemplo: estudar 30 minutos de determinada matéria por dia. Isso fará total diferença na sua jornada.

3. Trace um plano de estudos:

Primeiro de tudo, defina qual concurso irá fazer. Depois, verifique quais são as matérias de maior peso no edital, quais matérias você tem mais dificuldade e as que tem maior facilidade, assim como o tempo que você tem para estudar para elas e onde vai estudar. Tenha acesso a um material específico para cada matéria e certifique-se que ele seja de boa qualidade. Por isso, algo imprescindível nessa etapa é a organização.

4. Resolva questões de provas anteriores:

Busque responder as questões das provas anteriores do concurso que deseja ou provas que sejam da mesma banca, dessa forma você já terá uma ideia do que esperar quando for realizar a prova.

5. Descanse:

Ter uma rotina de sono sadia é fundamental para absorver todo o conteúdo adquirido com seus estudos e para garantir sua disposição durante o dia. Fazer pausas de 15 minutos ao longo do dia, também é importante para ajudar a absorver tudo o que foi estudado.

6. Antecipe-se:

Alguns concursos, principalmente os de carreira militar, exigem provas físicas e exames específicos, como o toxicológico, por exemplo. Desse modo, não deixe de verificar todas as especificidades desses quesitos, como quais exercícios serão avaliados, que exames serão solicitados e quanto tem antes você precisa realiza-los.

Para saber quais concursos exigem exame toxicológico e agendar o seu, clique no botão abaixo!