Na hora de escolher a categoria da sua CNH é importante levar em consideração a que mais atende às suas necessidades. Por isso, listamos as principais vantagens e particularidades das categorias C, D e E, que tem como obrigatoriedade a realização de exame toxicológico para sua obtenção.

Categoria C

Vantagens de estar habilitado nessa Categoria:

Possibilidade de dirigir veículos elétricos ou automotores que possuem um peso maior que 3.500 kg, como máquinas agrícolas, tratores e veículos de carga. Além disso, quem está habilitado nessa categoria, também pode conduzir os veículos da categoria B (automóveis comuns e caminhonetes, por exemplo).

Particularidades dessa Categoria:

Para poder tirar esse tipo de carteira de habilitação, é preciso ter no mínimo experiência de 1 ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente de infrações médias.

Categoria D

Vantagens de estar habilitado nessa Categoria:

Possibilidade de conduzir veículos de transporte de passageiros. Enquadram-se nessa categoria os micro-ônibus e ônibus. A lotação de passageiros poderá ser maior que 8 lugares, mais o motorista. Outro ponto positivo é que você poderá conduzir os veículos das categorias B e C.

Particularidades dessa Categoria:

Para poder tirar esse tipo de carteira de habilitação, é preciso ter no mínimo experiência de 2 anos na categoria B, além de CNH categoria C por no mínimo 1 ano.

Categoria E

Vantagens de estar habilitado nessa Categoria:

Possibilidade de conduzir veículos com unidades acopladas que excedam 6.000 kg, chamados de combinação. Enquadram-se nessa categoria as carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados, além de carros que podem puxar trailers. A lotação de passageiros poderá ser maior que 9 pessoas. Outro ponto positivo é que você poderá conduzir os veículos das categorias B, C e D.

Particularidades dessa Categoria:

Para poder tirar esse tipo de carteira de habilitação, é preciso ter no mínimo experiência de 1 ano nas categorias C ou D e ser maior de 21 anos.