Em abril deste ano, entrou em vigor a lei 14.071/20, que apresenta novas normas sobre a renovação do exame toxicológico. Dentre as alterações podemos destacar as seguintes:

Ainda neste ano, o Contran, por meio da resolução de nº 222, estabeleceu novos prazos e um escalonamento para a entrega dos exames toxicológicos de larga janela de detecção que vencem na metade da vigência das Carteiras Nacionais de Habilitação, referentes as categorias C, D e E.

Apresentamos esses prazos aqui:

Outro fator de grande relevância é que, uma vez finalizado o prazo descrito nessa tabela, o condutor estará sujeito a uma multa no valor de R$ 1.467,35 e poderá ter o seu direito de dirigir suspenso por 3 meses.

Pensando nisso, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serpro para o Detran conta com uma nova funcionalidade. Agora, o app avisa de maneira prática e segura aos seus usuários sobre o vencimento do seu exame toxicológico, além de trazer informações sobre a data da última coleta e o prazo para um novo exame, com a localização dos estabelecimentos credenciados para a realização do procedimento.