A preparação para um concurso público não é uma tarefa fácil, exige bastante foco do candidato para alcançar a tão almejada aprovação. Acontece que nem todo concurseiro têm disciplina e acaba cometendo alguns erros que podem comprometer o alcance dos seus objetivos. 

  1. Não estudar o edital

Não ler atentamente todos os itens do edital é um erro muito grave, porque ele é o guia dos estudos. O edital pode ajudar você a montar todo o seu planejamento, pois nele está todo o conteúdo programático, além do peso das questões e os critérios de desempate. Sabendo o peso das questões, você vai se aprofundar bem mais no que realmente fará a diferença.

  1. Começar seu dia sem planejamento e estratégia

Não ter planejamento é um dos maiores erros que um concurseiro pode cometer. Você precisa planejar seu dia, saber quantas horas terá disponível para estudar e dividir o conteúdo de forma organizada. 

  1. Não conhecer a banca 

Você precisa desvendar a banca examinadora. Cada uma tem seu “terror”. O maior erro aqui é ignorar que existam estilos e orientações diferentes entre elas. Você precisa conhecer o estilo de cada prova.

  1. Deixar de descansar

Você precisa respeitar o limite do seu corpo e da sua mente. É perda de tempo ultrapassar estes limites, pois se não há mais concentração você não consegue absorver conteúdo. Essa atitude gera desânimo, pois você fica com a sensação que estuda muito e não aprende nada. Quando você está relaxado, consegue melhores resultados.

  1. Experimentar estratégias novas nas vésperas da prova

 Na semana antecedente a prova não se deve inventar. Estudar pesado na noite anterior vai deixar você com a mente cansada.