Grandes percursos e longas horas de viagem sempre fizeram parte do cotidiano de um caminhoneiro. Atravessar um estado ou até mesmo um país inteiro é algo normal e muitas das vezes com pouco tempo para percorrer o trajeto. Entretanto, a saúde precisa sempre estar em primeiro lugar e a sua segurança ao volante também. Infelizmente é comum motoristas pegarem no sono enquanto dirigem e isso pode causar sérios danos e acidentes graves. Para ficar atento a isso, confira algumas dicas para evitar o sono na estrada.

Paradas programadas

Pegar a estrada por horas e não tirar nem um tempo para descanso diminui a capacidade de reação em momentos de perigo. O motorista perde parte de seus reflexos rápidos e na hora de desviar de um buraco ou um carro em cima, por exemplo, pode gerar um desastre.

É imprescindível dormir antes de viajar e estar com o corpo bem descansado ao pegar no volante. Dirigir com sono pesado é equivalente a ter bebido 6 copos de cerveja. Para evitar o sono na estrada, a cada quatro horas dirigindo, faça intervalos rápidos de 10 minutos e beba bastante água.

Durma bem na noite anterior

Quando o motorista não dorme bem antes de sair, ele fica com uma sensação de “moleza” no corpo e isso pode acarretar no não controle da pressão dos pés nos pedais e na dificuldade de manter-se em linha reta na estrada. Além disso, a probabilidade de se acidentar dobra se quem está conduzindo não tiver dormido pelo menos 7 horas na noite anterior. Para os motoristas que têm caminhão com leito, arrumem o local confortavelmente com roupas de cama limpas e busque sempre locais seguros para pernoites.

Acorde seu corpo completamente

Saindo de madrugada para ir estrada adentro, não levante e saia simplesmente. Acorde pelo menos uma hora antes, tome um banho para despertar e tome um café da manhã leve. Deixe seu organismo acordar completamente. Caso a saída seja no final da tarde ou no início da noite, durma pelo menos cinco horas antes e desperte disposto a encarar a estrada.

Alimente-se

Alimentação saudável é uma aliada e ajuda a não sentir sono na estrada. Coma bem, consuma alimentos que despertem seus sentidos. Durante o trajeto, pare o caminhão e coma devagar. Se comer rápido, só engolir a comida, terá como saldo mal estar e até mesmo uma azia. Portanto, alimente-se bem e devagar.

Cuide da sua saúde

Esteja sempre atento a problemas de saúde, hipertensão, diabetes e faça exames periodicamente.

Para caminhoneiros, também é necessário realizar o exame toxicológico. No Laboratório Contraprova encontram-se os melhores preços do mercado.

Possui dúvidas sobre o exame toxicológico? Leia o post e fique por dentro!

O laboratório Contraprova possui tecnologia de ponta para a realização das análises toxicológicas e proporciona rapidez na entrega dos resultados e confiabilidade na emissão dos laudos.
Precisando realizar seu exame toxicológico? Compre agora mesmo no www.contraprova.com.br