Você sabe quais as maiores causas dos acidentes com caminhões?

Apesar de haver diversas campanhas para a diminuição da quantidade de acidentes de trânsito, ainda há muitos deles que são comuns nas estrada. A profissão de caminhoneiro é uma das mais arriscadas que existem, especialmente porque durante as viagens esses profissionais estão expostos a uma série de riscos,  como colisões e quedas.

Confira as principais causas que envolvem acidentes com caminhões e como evitá-las.


Ultrapassagem arriscada

As ultrapassagens, especialmente em rodovias e estradas de pista simples, são um momento crítico onde podem ocorrer diversos acidentes com consequências graves e, portanto, exige todo cuidado e atenção do condutor que deve sempre se atentar a alguns pontos antes de iniciar a ultrapassagem.

Realizar o procedimento em curvas, lombadas, pontes e trevos é expor você e o seu veículo a situações perigosas sem necessidade.

  •  Só ultrapasse em faixa descontínua.
  •  Verifique os outros veículos.
  • Mantenha distância do veículo que deseja ultrapassar
  • Siga a norma: caso você esteja numa via com muitos outros caminhões alinhados, por lei é necessário deixar um espaço entre um e outro. Por serem veículos mais pesados, portanto, mais lentos, é importante deixar espaço para que motoristas de veículos mais leves consigam fazer suas ultrapassagens de forma segura.
  • Só ultrapasse quando tiver certeza de que há tempo.

Lembre-se sempre de que a sua vida é mais importante do que chegar antes ao destino. Por isso, não corra riscos nas estradas.

 

Viagens muito longas

Quando um motorista não tem tempo para descansar, ele perde concentração, não consegue reagir adequadamente diante de alguma emergência e pode até cair no sono durante a viagem.

As distâncias elevadas somadas à pressão por cumprir prazos até impossíveis de serem executados, acaba contribuindo para o aumento de acidentes envolvendo veículos de carga.

Portanto, é essencial planejar suas viagens e se programar para realizar paradas e usufruir dos descansos necessários.

Excesso de carga

Essa prática é prejudicial para a segurança do motorista e de qualquer outra pessoa ao seu redor na estrada. Por isso há uma lei que limita a carga transportada em cada caminhão, de acordo com sua capacidade.

Peso em excesso torna a direção bem mais difícil, pois o motor será levado além do seu limite, a suspensão se desgastará mais rapidamente e as curvas serão mais arriscadas. Se houver água ou lama na estrada, as chances de derrapamento serão muito maiores.

Descumprimento da Lei dos Caminhoneiros

Você conhece a Lei do Caminhoneiro?

A lei 13.103, mais conhecida como Lei dos Caminhoneiros foi criada para disciplinar a maneira com que a profissão era exercida e trazer inúmeros direitos e garantias para os caminhoneiros. Entretanto, alguns ainda não a seguem à risca e isso tem sido fator desencadeador de acidentes em nossas rodovias.

Em geral, as regras do repouso semanal, intervalos para descanso, paradas para almoço e lanche e jornada máxima de trabalho são as regras mais desrespeitadas.

Cumprir a Lei só trará bons resultados em manter sua saúde e integridade física protegidas.

Dicas para prevenir acidentes com caminhões:

  • Planeje suas rotas;
  • Faça a manutenção regular do veículo;
  • Pratique uma direção segura.

 

Possui dúvidas sobre o exame toxicológico? Leia o post e fique por dentro!

O laboratório Contraprova possui tecnologia de ponta para a realização das análises toxicológicas e proporciona rapidez na entrega dos resultados e confiabilidade na emissão dos laudos.

Precisando realizar seu exame toxicológico? Compre agora mesmo no www.contraprova.com.br

(Fonte:https://blog.proteautobrasil.com.br)